sábado, 23 de setembro de 2017

Começa amanhã a devoção religiosa mais esperada do ano em Tarauacá


Amanhã (24), começa oficialmente a devoção religiosa mais esperada do município de Tarauacá.


Devotos de São Francisco de Assis vem para o novenário de varias partes do país, do estado e do interior do município, quer seja pela estrada ou pelos rios.

Origem
Já se vão 89 anos que milhares de fiéis a maioria de origem nordestina se encontram (desde 28 de Setembro de 1928), por iniciativa de dona Liberalina Leite Moura que sede sua casa para realizar a santa novena dos primeiros fiéis que foi se espalhando com o tempo, após seu marido o senhor Raimundo Eustáquio de Moura passar grande perigo no rio com seu barco a ponto de quase naufragar. Foi nessa hora de extremo esespero que seu Eustáquio rogou a São Francisco de Assis (ou das Chagas), para socorrê-lo do perigo. Salvo, do naufrágio iminente seu Eustáquio fez a promessa de sempre reverenciar o santo e cinco anos depois em 1933 construiu a Capela de São Francisco das Chagas no alto de um morrote na colônia Marechal Hermes hoje bairro da Copacabana onde eram realizados os arraiais. Mais tarde em 1940 o Bispo Dom Henrique Ritter autorizou a construção de uma igreja, pois a Capela já estava ficando pequena.

Economia
Esse encontro católico em honra de São Francisco de Assis cresceu tanto com o tempo que ajuda a economia local a crescer, pequenos comerciantes que tem origem de diversos lugares do país vem vender seus produtos que sejam vestuários, alimentícios ou até mesmo com parque de diversões e circos.

Com os leilões a Igreja arrecada dinheiro, tomando assim fôlego para continuar realizando suas obras.


PROGRAMAÇÃO

Um comentário: